CARTA D'ORFEU

58a | Junho 2014

Quer receber a nossa carta de actividades?

Oliva Creative Factory

S. João da Madeira, sábado, 31 de Maio, 18 h

De nível internacional, a Colecção Treger-Saint Silvestre de “Arte Bruta” e Singular (1ª Permanente na Península Ibérica), teve centenas de pessoas na sua inauguração, entre as quais coleccionadores, galeristas e especialistas de diversos países, bem como autoridades nacionais e locais. A Orfeu, modestamente, participou na divulgação da mesma e está pronta a organizar uma visita proximamente, caso hajam amadores. 

Supergigante de Ana Pessoa

Bruxelas, na Orfeu, hoje, 11 de Junho, às 18, 30 h

Margarida Góis apresenta o livro (edição Planeta Tangerina), com ilustrações de Bernardo Carvalho; “Nesta estrada sempre em frente, Edgar tropeça nas suas reflexões, nos almoços de família, nas gargalhadas dos amigos e nas longas conversas com Joana. À medida que avança, Edgar torna-se cada vez maior. A certa altura não cabe dentro do seu corpo. É um monstro. É uma explosão contínua.”

Guiné Bissau, um País adiado, de Manuel Vitorino

Matosinhos, Quinta-feira, 12 de Junho, pelas 18 h

na Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, junto à Câmara, apresentação da obra por Adriano Bordalo e Sá; Edição da Orfeu com a colaboração da ONG, Mundo a Sorrir;

Encontros por Contar, Alemanha e Portugal

Bruxelas, na Orfeu, 13 de Junho, sexta-feira, às 18, 30 h

Obra coordenada por Luísa Coelho que depois de em Lisboa e em Berlim, é agora apresentada em Bruxelas. Diversos autores à procura de um novo relacionamento entre os dois países: informação e análises de qualidade, desmontagem de clichés e ideias-feitas (edição da Orfeu)

Les Caraïbes face au défit de l’Avenir, de Viktor Sukup

Bruxelles, à Orfeu, le 18 juin, mercredi, à 18,30 h

Présentation de l’œuvre par Silva Ângelo, Frank Schwalba-Hoth et Jean-François Drevet ; Les Caraïbes sont bien plus que des paradis touristiques et -sujet bien actuel- des paradis fiscaux, … Ce livre est une étude objective et passionnante de la région des Caraïbes et de son potentiel économique et social. 

Sur La Vie De Djouha !, Contes de Djouha, et, Assi Biva Djouha !, Kuentous di Nastradi Hodja, recueillis par Malca Levy

Bruxelles, Orfeu, le 21 juin, samedi, à 18 h

Présentation de l’œuvre (bilingue en français et ladino). L’auteur les a entendus en ladino depuis son enfance et les a redécouverts pendant ses voyages en plusieurs pays. Ces contes ont parcouru transversalement plusieurs pays du Moyen Orient et de l’Afrique. La preuve : nos amis de la Plateforme 50, de commémoration des 50 ans de l’immigration turque en Belgique nous ont rejoins dans ce projet. Edition d’Orfeu.

Yolanda Castaño

Bruxelas,23 de Junho, segunda-feira, às 20 h

jantar informal (em local a fixar) com Yolanda Castaño. Sobre a sua poesia: “un poemario que se caracteriza pola súa frescura e por unha anovadora ironía… O amor, as circunstancias do día a día, a visión do propio oficio creador e mesmo o universo de relacións persoais entran en xogo…com a modernidade e a refrescante capacidade, que o texto ten, de debruzarse na maxia das pequenas – grandes cousas que acompañan a existencia.”

“hoje pintarei os teus olhos de verde, vinte anos depois, seguido de Ode a Eugene” de Orlando Guimarães

Amarante, Biblioteca Municipal, sábado, 28 de Junho, às 16 h

Apresentação do livro de poesia por Joaquim Jordão: Leitura de poemas por parte de Benvinda Mieiro e Sofia Duarte, do grupo de teatro Tamaranto (edição da Orfeu com apoio da Câmara de Amarante);

Encontro na Orfeu com estudantes (15) de português de Gand

Bruxelas, na Orfeu, 30 de Junho, segunda-feira, às 18 h

Orientado pelos professores Georges Martyn e Barbara Gerard. Miguel de Aragão Soares e Marina Villaverde serão os anfitriões de mais esta visita. Quem quiser pode juntar-se.

Feira do Livro de Barcelos

Barcelos, 4 de Julho, sexta-feira, às 17 h

Participação da Orfeu na Feira do Livro da cidade.De 4 a 13 de Julho, das 17 às 24 horas. Precisamos de voluntários para a organização e permanência no stand (orfeu@skynet.be). 

Conferência da série Portugal e o Mar

Bruxelas, na Orfeu, 10 de Julho, quinta-feira, às 18,30 h

Desta vez, Fernando Cardoso aborda A Indústria dos Produtos da Pesca em Portugal. No final da palestra terá lugar um Porto de honra. Aos participantes serão oferecidos produtos do sector e documentação sobre esta temática.

Índigo e Cristal, os meninos que vieram das estrelas, de Isabel Santos Moura - CANCELADO

Bruxelas, na Orfeu, 12 de Julho, sábado, às 11,30 h

Para os mais novos: Isabel Santos Moura apresenta e lê o seu último livro: “Índigo e Cristal, os meninos que vieram das estrelas» conta-nos a história de dois irmãos que vieram do planeta Sírius para a Terra numa tentativa de salvá-la dos constantes atentados ambientais e morais de que, ela e os seres vivos que nela habitam, são alvo. Através do seu exemplo, que assenta numa postura bondosa, altruísta e espiritualmente evoluída, Índigo e Cristal dão-nos algumas indicações para (re)construirmos um mundo melhor. As crianças de hoje são os adultos de amanhã; se queremos um mundo melhor amanhã, tentemos criar, hoje, crianças melhores!

Please reload

Orfeu - Livraria Portuguesa e Galega

 Bruxelles | Brussels - Belgique | België

 Email: orfeulivraria@gmail.com

IBAN: BE79 426415631133 SWIFT: KREDBEBB / TVA: BE 474 282 587 (= nº contribuinte em Portugal)