LIVROS

Marcolino Fernandes

​O autor, Sr. Marcolino Fernandes, cujo trabalho – da escrita à pintura –é o retrato da  história da sua terra – Sarilhos Pequenos, nas suas dimensões económica, social e humana, i.e. a história das populações voltadas para o rio Tejo, em especial dos fragateiros, da sua vivência colectiva, mas sobretudo das suas dificuldades e privações. 

Desta história, contada na 1ª pessoa, podemos tirar duas conclusões importantes:

- a importância fundamental que a sua infância teve na formação da sua própria identidade, uma infância que foi tão rica quanto difícil e da qual fala com realismo e ternura mas sem pieguice, e

- a necessidade, quase obrigação de recuperar, preservar e divulgar o seu, que é também o nosso, património tradicional (e ao qual a Marinha do Tejo, agregada ao Museu da Marinha dá corpo) não só como homenagem aos homens “do seu tempo” mas também como forma de perpetuar a riqueza da sua terra.

Contrariando o velho ditado de que “não há bom vento que sopre para quem não sabe para onde vai”, podemos afirmar convictamente que, nem os maus ventos conseguem demover quem, por princípio, convicção e experiência, sabe a importância e necessidade de defender a memória colectiva do seu património.

A mensagem deste livro cumpre e prestigia a missão da Orfeu – defender e divulgar o que é nosso, e, com isso, ajudar a nossa fragata comum a atravessar o Rio das Dificuldades com que nos deparamos.

Fragateiros do Tejo

 

Veja as fotos de apresentação do Livro na Moita a 8 de Setembro de 2012

com a presença do Prof. Fernando Carvalho Rodrigues

Orfeu - Livraria Portuguesa e Galega

 Bruxelles | Brussels - Belgique | België

 Email: orfeulivraria@gmail.com

IBAN: BE79 426415631133 SWIFT: KREDBEBB / TVA: BE 474 282 587 (= nº contribuinte em Portugal)