Fantástico!

Apresentação em Londres
20 de Setembro

Depois das apresentações do seu livro em Bruxelas, Oleiros, Castelo Branco e Sintra, Lino Pires foi recebido na passada sexta-feira, pelo Embaixador de Portugal, João de Vallera, na Embaixada de Portugal em Londres. Seguiu-se a apresentação do seu livro no Portuguese Community Center em Kenninghton para a comunidade portuguesa local. 

Apresentação em Sintra
Tivoli Seteais Sintra
27 de Junho

Há 50 anos fazia aqui as camas aos hóspedes. Hoje entrou como um senhor, que já na altura era!

Este livro conta-nos a história de Lino Pires, que de Vinha, Oleiros, a Priors Hardwick, em Inglaterra, consagrou o Butcher’s Arms  como um dos mais conceituados restaurantes em Inglaterra.

“A história do caminho que juntos (Lino e a sua esposa Augusta) percorreram desde os princípios humildes de uma vida pobre de camponeses até àquilo que hoje são, é simplesmente extraordinária. Ou como diria o próprio Lino, com um brilho irreprimível nos olhos: "Fantástico””.

 

 J.F. Nobre Soares

tradutor do livro original em inglês: “Fantastic!”

 

 

“Lino Pires é um vencedor – naquilo em que os homens o podem ser! -, e por diversas razões. Importante, mas não a primeira, é a do triunfo profissional e económico: tem um restaurante conceituadíssimo e uma vida firmada.

As outras, são aquelas que mais nos interessam: a verticalidade de carácter, o trato culto e fino com todos, a lhaneza do ser e a solidariedade com as pessoas e as instituições.”

 

J.Pinto da Silva

 


Fantástico! A história extraordinária de Lino Pires

Natural da aldeia de Vinha, no concelho de Oleiros, Lino Pires veio trabalhar para Sintra, no Hotel Seteais, em 1957 de onde saiu rumo a Inglaterra, onde reside até hoje.

 

Proprietário do restaurante Butchers Arms na pequena localidade de Priors Hardwick, que adquiriu em 1973 com sua esposa, Augusta, e que viria a tornar-se num dos mais conceituados restaurantes de Inglaterra por onde têm passado  políticos, empresários, desportistas, artistas e membros da família real. 
 

Mas Lino Pires é também reconhecido pelas inúmeras acções de solidariedade que tem desenvolvido. Como agradecimento pelo trabalho desenvolvido pelo  Royal Marsden Hospita no combate à doença do seu filho Peter, em 1997, Lino Pires lançou em 2002 uma auto-biografia para apoiar o hospital no seu trabalho de investigação na luta contra o cancro.

 

Como reconhecimento do trabalho de uma vida e luta pelas causas sociais, Lino Pires recebeu no passado dia 19 de Junho, a medalha do Império Britânico, atríbuida todos os anos pela Rainha de Inglaterra Isabel II.

Orfeu - Livraria Portuguesa e Galega

 Bruxelles | Brussels - Belgique | België

 Email: orfeulivraria@gmail.com

IBAN: BE79 426415631133 SWIFT: KREDBEBB / TVA: BE 474 282 587 (= nº contribuinte em Portugal)

P. Câmara Sintra, Fernando Seara