Carta d'Orfeu 

Manhã infantil na Orfeu

Bruxelas, Orfeu, 22 de Março

Leitura de histórias, contos e poemas para os mais pequenos na nossa livraria.

 

As portas abriram-se para receber as crianças do Institut Saint Jean Baptiste de la Salle e outras que se quiseram juntar a nós, para ver e ouvir Selma Calado e Patrícia Veloso da Veiga, com uma selecção de textos alegres lidos de forma representada.

Please reload

SECÇÃO PORTUGUESA

SECÇÃO PORTUGUESA

Manhã infantil na Orfeu

Bruxelas, Orfeu, 22 de Março

Leitura de histórias, contos e poemas para os mais pequenos na nossa livraria.

 

As portas abriram-se para receber as crianças do Institut Saint Jean Baptiste de la Salle e outras que se quiseram juntar a nós, para ver e ouvir Selma Calado e Patrícia Veloso da Veiga, com uma selecção de textos alegres lidos de forma representada.

L'Auto-interprétation dans l'Art

Bruxelles, Orfeu, samedi, le 1er Mars, à 18h

Causerie informelle avec Paul de Gobert autour de l’auto-interprétation dans l’Art a partir d’une peinture de Inês Mesquita. Sera l’autoportrait vraiment la source original de tout Art ?

Visita de estudantes de Bruges

Bruxelas, Orfeu, 24 de Fevereiro, segunda-feira, das 15,30 às 16,30 h

Um grupo de estudantes de português de Bruges (SNT Brugge), com a professora Stefanie Verkest farão uma volta pela “cidade portuguesa” (lojas e restaurantes) e terminam na Orfeu.Quem puder aparecer pelas 14,45 h na Pl. Flagey, junto do monumento a Fernando Pessoa, ou na Orfeu às 15,30 h

Homenagem a Rosalia de Castro

Bruxelas, Orfeu, 22 de Fevereiro

Com a associação Couto Mixto, homenagem a Rosalía de Castro (fundadora da literatura galega moderna). Leitura de poemas por diversas pessoas, em várias línguas. Pode também dar a sua contribuição e ler um poema à sua escolha.

Meet up with Portugal

A Retoma da Economia Portuguesa

19 de Fevereiro na Orfeu

A retoma da economia portuguesa, com Dr. António Pires de Lima (Ministro da Economia); Embaixador Domingos Fezas Vital.

Debate moderado por Pedro Rebelo de Sousa (SRS Advogados)

Prato com Letras - Um almoço, um livro às quintas

Orfeu, 20 de Fevereiro às 12h30m

Almoço volante&apresentação do livro do dia, Flores de Jasmim de João Correia  (compra opcional com 20 % de desconto; apresentação rápida;línguas segundo presenças)

Pedro de Alcântara, o Imperador D. Pedro II do Brasil

Bruxelas, Orfeu, 13 de Fevereiro

O tradutor Pedro de Alcântara, o Imperador D. Pedro II do Brasil, é tema de um livro de vários autores, entre eles, Sergio Romanelli, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Uma descoberta extraordinária para brasileiros e portugueses, esta de um imperador, o II e último do Brasil, filho do I, o português, D. Pedro IV, ser um tradutor culto, cuidadoso e internacionalmente relacionado a esse nível.

Toda a Ciência (menos as partes chatas)

por Sofia Leite e o Prof. Manuel Paiva

Sofia Leite, cientista portuguesa a viver agora na Bélgica apresenta-nos, com a ajuda de Manuel Paiva, cientista de renome, a obra colectiva em que participa, Toda a Ciência (Menos as Partes Chatas). Neste livro podem ler-se piadas sobre a ciência que há no futebol, no sexo e no bacalhau. Ficará a saber que as ciências são como as drogas, há as leves e as duras. A comicidade é assegurada por uma série de rigorosos testes realizados em laboratório, de modo que o leitor nem precisa de se preocupar em rir.

A Imperatriz que veio de Portugal

de Mercedes Balsemão

 1 de Fevereiro, na ORFEU

A crise da Europa

de Abel Salazar

28 de Janeiro na REPER-Bruxelas

 

Apresentação (e prefácio), por José Manuel Durão Barroso da obra, A Crise da Europa, de Abel Salazar, nas edições em língua francesa e inglesa

Livo das Pedras

de Paulo Pego

Na sua terceira publicação em 4 meses (nossas edições) Paulo Pego apresentou-nos no passado dia 25 de Janeiro a sua mais recente obra, Livro das Pedras. Na mesma linha lírica, verdadeiramente realçada em originais e dinâmicas apresentações, o autor reúne aqui alguns dos seus últimos poemas. O livro foi apresentado por Ana Teresa Peixinho, Prof. da Fac. Letras da Univ. de Coimbra. Os poemas foram lidos por Jessy Ketels, Edmond Delvenne e pelo autor. 

Armorial

Dictionnaire Fabuleux de l'Héraldique

de Jorge de Oliveira e Sousa

Sessão de Autógrafos

de José Pereira da Costa

EUROPA, Política Comum de Segurança e Defesa ou Potência Civil?

e

A Paixão de Claude

30 de Novembro

LE SEL

de Paulo PEGO

27 de Novembro de 2013

 

Apresentado por Piet Lincken

(escritor e músico)

 

 Poemas lidos por Jessy Ketels, Edmond Delvenne e pelo autor

Fotobiografia de Álvaro Cunhal

Edições Avante

Apresentação a cargo de Inês Ruber

(Deputada Europeia)

50 anos do Tratado entre os Países Baixos e Portugal

23 de Novembro de 2013

Universidade de Amesterdão

Comemoração dos 50 anos do Tratado entre os Países Baixos e Portugal sobre emigração na presença de intelectuais holandeses e portugueses. 

O Segredo de Compostela

Apresentado por Rosário Correia Machado, da Rota do Românico, e na pesença do autor Alberto Santos.

Prisciliano continua a ser um enigma na História da Igreja, da qual foi o seu primeiro mártir. Um romance que aborda esse defensor da igualdade das mulheres e que foi aclamado pelo povo.

Padre Grilo e o Mártir Pequenino

Apresentado por Frei Eugénio Boléo e com a presença do autor, A. Cunha e Silva.

O Produto da venda desta edição, fruto do trabalho do autor, prefaciador (Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins), designer (Nuno Leal) e editor, reverte a favor da Obra do Padre Grilo, em Matosinhos

Centenário do naufrágio do Veronese

 5 de Outubro a 17 de Novembro de 2013

Exposição comemorativa e jornadas do centenário do naufrágio do Veronese.

 

Ricardo Domeneck

Performance poética

Apresentação de Hugo Lorenzetti. O poeta Paulo Pego coordena a sessão.

 

Despaís

de Pedro Sena-Lino

O livro mostra um país dependente da ajuda externa, pobre, emigrado, desempregado, envelhecido. Gerido por políticos corruptos, ou líricos sem ligação à realidade, acaba vendido em partes, como depois de uma insolvência.

Olhos cor de Lima/Des yeux couleur citron

de João de Melo

Trois contes "Algo como um regresso a casa", "Olhos cor de lima" et "Ouro em pranto" sont extraits du recueil "As coisas da Alma" (ed. Le Jardin d’Essai - http://jardindessai.free.fr/

O crânio de Castelão

Bruxelas, Orfeu, 28 de Setembro, sábado, às 18 h

Em colaboração com a Associação Couto Mixto, apresentação por Carlos Quiroga e Xavier Queipo da obra O Crânio de Castelão. Este livro, escrito por 11 escritores lusófonos, foi publicado por capítulos na revista cultural Rascunho (Brasil), Jornal de Letras (Portugal) e no semanário Sermos Galiza (Galiza). 

Fantástico!

A história extraordinária de Lino Pires em Londres

20 de Setembro de 2013

Depois das apresentações do seu livro em Bruxelas, Oleiros, Castelo Branco e Sintra, Lino Pires foi recebido a 20 de Setembro pelo Embaixador de Portugal, João de Vallera, na Embaixada de Portugal em Londres. Seguiu-se a apresentação do seu livro no Portuguese Community Center em Kenninghton para a comunidade portuguesa local. 

A crise da europa, Abel Salazar

12 de Julho de 2013

Apresentação das obras na Casa Museu Abel Salazar

Feira do Livro de Barcelos

A Orfeu esteve presente na Feira do Livro de Barcelos em stand próprio com as suas edições. 

No passado dia 7 de Julho, decorreu a apresentação geral da editora na Feira que contou ainda com a presença dos seguintes autores:

Maria Félix, de A CapitãA. Cunha e Silva, de O Padre Grilo e o Mártir Pequenino, e Albano Chaves e António Mendes, de Indiciário de Leça da Palmeira.

Text.

RichText.

RichText.

Please reload

SECÇÃO PORTUGUESA

Não há itens nesta lista

Please reload

Nova Edição ORFEU apresentada a 11 de Abril, no Porto

Reforma do Euro 2014

UMA PROPOSTA

de Paulo Casaca e  Nerea Artamendi

Apresentação a cargo de Rui Moreira

 

Esta colecção, Estudos de Sociedade, diversa por definição e nossa tenção, acolhe um trabalho de Paulo Casaca e Nerea Artamendi, que propõe uma reforma na política monetária, direcionada primariamente para a criação de emprego, e capaz simultaneamente de alentar as hostes europeístas, prostradas desde a crise financeira e económica actual.Os ditos “nacionalismos” - dos Estados-nação, bem entendido - foram incapazes de prescindir de prerrogativas de poder próprio, alicerçadas nas partidocracias imperantes, e deixaram, consequentemente (portanto, não é causa) desenvolver-se uma Europa demasiado burocrática e apenas arbitral.A proposta ora oferecida não esconde a implícita visão reformadora da Europa e das suas instituições. Ataca o momento, a crise económico-financeira, mas implica o futuro, pois é consciente do papel fundamental da política – dos homens – na condução do processo de integração.Reforma do Euro 2014 é um texto que nos enobrece enquanto casa de cultura, pois, para além da inclusão de dois autores de grande calibre no nosso rol, contém em si os dois parâmetros que sempre nortearam a nossa acção: reflexão e intervenção.

 

 

Joaquim Pinto da SIlva

Nova Edição ORFEU apresentada a 10 de Abril, no Porto

Guiné Bissau, um País Adiado,

Crónicas na pátria de Cabral

de Manuel Vitorino (textos) e Hugo Delgado (fotos)

Apresentação a cargo do Prof. Dr. Adriano Bordalo e Sá na presença dos Autores

 

Está ínsita no ser português a impossibilidade de nos abstrairmos de realidades, longínquas é certo, que foram nossas: terras encontradas, colonizadas e descolonizadas, miscigenações, biológicas e culturais, que nos fizeram e os fizeram.

Continuamos carpindo, condenando e exaltando, mágoas de passados cotejados com presentes: “podia ter sido”, “podíamos ter feito”. Uma vinculação de alma, até porque regada a sacrifício e sangue, aos lugares onde a aventura, o interesse, a crença, nos levaram, não nos larga. Quanto tempo mais será preciso para o olvido? E haverá olvido?

 

Manuel Vitorino, jornalista, vem bulir na ferida, condição obrigatória para a sua regeneração, e traça-nos um panorama amargurado da contemporânea Guiné, que agora é “mais” nossa do que nunca, porque solidariamente a vivemos. De forma corrente, sem arrebiques, o autor traça um quadro - e nos quadros, como sabemos, não cabe tudo - outrossim nos amargura e revolta, mas que nos irmana e nos faz retornar, em ciclo, ao feito, ao não feito e ao desfeito. Contumaz, o fotojornalista Hugo Delgado, insiste com a objectiva nas conclusões do autor. Povo expressivo, bonito, o bissau-guineense aparece aqui em fotos explicativas, poses ingénuas e realidades tocantes.

 

A ONG, Mundo a Sorrir, beneficiária do produto comercial final, é actante neste resultado, que é simples e manuseável, o livro, e complexo , rico e profundo na humanidade que e de quem o fez e envolve.

Joaquim Pinto da SIlva

Orfeu - Livraria Portuguesa e Galega

 Bruxelles | Brussels - Belgique | België

 Email: orfeulivraria@gmail.com

IBAN: BE79 426415631133 SWIFT: KREDBEBB / TVA: BE 474 282 587 (= nº contribuinte em Portugal)